Clube do Pocketcast

O Clube do Pocketcast estimula o aluno a organizar, buscar e compreender a importância do repertório cultural para embasamento de discussões a respeito de variados assuntos. Além disso, ensiná-lo a falar em público de forma clara, com atenção à fidedignidade da informação, é indispensável para prepará-lo a descobrir seu lugar no mundo.

Com os avanços propostos pela BNCC, relacionar antigas e novas tecnologias ao conhecimento produzido ao longo da formação educacional do aluno do século XXI torna-se ainda mais necessário. No JPSul, entende-se que desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente (com clareza, concisão e coerência) e saber ouvir é um meio de promoção de sentidos à jornada estudantil. Ademais, as plataformas de TDIC, por exemplo, a produção de podcasts e de jornais, proporcionam conhecimentos e momentos lúdicos para auxiliar o debate sobre o mundo atual, sobre a vida escolar e sua inserção na sociedade, o que produz significação ao processo de aprendizagem.

A respeito de iniciativas como esta, a BNCC destaca:

Ao longo das últimas décadas, as tecnologias digitais da informação e comunicação, também conhecidas por TDICs, têm alterado nossas formas de trabalhar, de se comunicar, de se relacionar e de aprender. Na educação, as TDICs têm sido incorporadas às práticas docentes como meio para promover aprendizagens mais significativas, com o objetivo de apoiar os professores na implementação de metodologias de ensino ativas, alinhando o processo de ensino-aprendizagem à realidade dos estudantes e despertando maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da Educação Básica.

As razões pelas quais as tecnologias e recursos digitais devem, cada vez mais, estar presentes no cotidiano das escolas, no entanto, não se esgotam aí. É necessário promover a alfabetização e o letramento digital, tornando acessíveis as tecnologias e as informações que circulam nos meios digitais e oportunizando a inclusão digital.

Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular contempla o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais tanto de forma transversal – presentes em todas as áreas do conhecimento e destacadas em diversas competências e habilidades com objetos de aprendizagem variados – quanto de forma direcionada – tendo como fim o desenvolvimento de competências relacionadas ao próprio uso das tecnologias, recursos e linguagens digitais –, ou seja, para o desenvolvimento de competências de compreensão, uso e criação de TDICs em diversas práticas sociais, como destaca a competência geral 5:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018)

Nesse contexto, é preciso lembrar que incorporar as tecnologias digitais na educação não se trata de utilizá-las somente como meio ou suporte para promover aprendizagens ou despertar o interesse dos alunos, mas sim de utilizá-las com os alunos para que construam conhecimentos com e sobre o uso dessas TDICs.

(Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades)

Logo, o JPSul encontra espaço para a apreensão consciente da realidade do entorno; constroem-se, dessa maneira, caminhos capazes de “nos fazerem parentes do futuro” (Mia Couto).